Em alto e bom som, Agência Escola de Comunicação Pública ultrapassa os muros da Universidade

O programa Volume UFPR, uma parceria com a Rádio UniFM 94.5, é veiculado toda sexta-feira, às 16h30 #AgenciaEscolaUFPR

Por Mônica Ferreira, bolsista de Jornalismo

Informação no carro, na cozinha, no trabalho… em qualquer lugar. Esse é o objetivo do programa Volume UFPR, veiculado pela Rádio UniFM 94.5 toda sexta-feira, às 16h30, recheando a tarde com informações sobre a produção científica, cultural e de extensão da Universidade Federal do Paraná. O programa divulga e debate temas referentes aos projetos da Universidade que atuam diretamente com a sociedade, beneficiam a população e enriquecem as experiências dos estudantes e professores que trabalham em contato com a comunidade.

O rádio vem se transformando, inovando seu modo de veiculação, apresentando temas de forma mais dinâmica, alcançando a população de diversas formas. E a Agência Escola entrou nessa! A produção do Volume UFPR é pensada em cada detalhe para o ouvinte, com assuntos do seu interesse, além de trazer aquele “gostinho de quero mais” para conhecer a UFPR e suas ações. Entre muitos temas, o programa já apresentou uma iniciativa voltada para egressas do sistema carcerário, percorreu pelo AfroCuritiba (que visa contar a história da presença negra em cada canto da capital), bem como falou sobre a inclusão digital de adultos e idosos (um projeto que tem como objetivo incluir esse público no universo tecnológico).

Cristiane Kerber, apresentadora da Rádio UniFM, durante um dos bate-papos para o programa Volume UFPR.

O programa também tem a função de colaborar para a formação do estudante. Cada edição trouxe uma experiência diferente para os bolsistas da Agência, desde a criação do nome, busca por pautas, contato com as fontes e com os profissionais da rádio, divulgação do assunto, até o momento em que o programa está no ar. “O Volume UFPR é bastante relevante na programação da UniFM pelo fato de informar toda a comunidade sobre seus projetos. Ao mesmo tempo, mostra que o conhecimento não fica restrito às salas de aula, pois vai a campo retribuindo seu conhecimento com serviços para aqueles que mais precisam”, comenta Cristiane Kerber, apresentadora do programa. Dessa forma, o ouvinte pode usufruir de algo que seja importante e essencial para ele, contribuindo também com o aprendizado de professores e alunos.