Notícias

Em edição online, Pint of Science leva ciência e bar para casa do público em Curitiba semana que vem; festival tem lançamento de cerveja para delivery

Ao todo, 13 cientistas de diferentes áreas discutem pesquisas desenvolvidas durante a pandemia nos dias 8, 9 e 10 de setembro #AgenciaEscolaUFPR

Por Chirlei Kohls

As conversas em bares com cientistas chegam nas casas ao redor do mundo nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que leva palestras sobre ciência para bares, tem formato online neste ano. Em Curitiba, 13 pesquisadores de diferentes áreas discutem os estudos desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19. O bate-papo envolverá desde testes e vacinas até impactos socioeconômicos. As transmissões serão pelo YouTube (Pint of Science Curitiba Online 2020) a partir das 18h45 e o público poderá interagir com os cientistas enviando comentários e perguntas – clique aqui e confira a programação completa.

Para levar o ambiente descontraído de bar para a casa das pessoas em Curitiba, o Hop’n Roll Brewpub lançará uma cerveja produzida para delivery durante o festival, a vienna lager Hop of Science. “É uma cerveja bem leve da escola alemã”, diz Michel Galvão, proprietário do Hop’n Roll. Para ele, o lançamento e delivery de cerveja é uma oportunidade de se reinventar na pandemia.

Parceiro do festival desde a primeira edição em Curitiba, o dono de bar Michel Galvão acredita que o ambiente informal torna o aprendizado mais prazeroso. Fotos: Divulgação

Parceiro do Pint of Science desde a primeira edição em Curitiba, em 2017, o publicitário e dono do bar acredita que o ambiente informal torna o aprendizado mais prazeroso e produtivo. “É muito bacana esse casamento entre a ciência e o bar. As interações do público e cientistas foram sempre muito boas durante todos esses anos”.

Coordenador do evento em Curitiba e professor do Departamento de Física da UFPR, Fabio Marcel Zanetti explica que a proposta do evento é mostrar a ciência que é feita dentro da universidade e aproximar o público dos pesquisadores. “A ideia de levar isso para o bar é pelo ambiente mais descontraído e para que as informações científicas cheguem numa linguagem mais simples. Para a edição online vamos manter o brinde à ciência e fazer com que seja uma conversa e ainda tenha algo da cerveja e descontração”, diz o físico.

Com sabor leve, cerveja vienna lager Hop of Science será lançada para delivery durante festival online em Curitiba

O formato online em Curitiba terá três painéis sobre Covid-19 e ciência, tecnologia e sociedade, um em cada dia de evento, respectivamente. O bate-papo entre os cientistas e a interação com o público terá duração de cerca de uma hora. O Pint Brasil Online terá edições locais em 73 cidades de todas as regiões nos três dias sempre até as 20h, quando começa a programação nacional pelo mesmo canal do YouTube. No total, 11 países participam do Pint Online.

O Pint of Science Online Curitiba tem organização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Dois bares apoiam essa edição do evento: A Caiçara e Hop’n Roll Brewpub.

#meupintdepesquisa

Além da participação dos pesquisadores que discutirão ciência, tecnologia e sociedade nos painéis, o Pint of Science Online Curitiba convida outros cientistas a mostrarem suas pesquisas durante o evento. A proposta é que professores e estudantes de graduação e pós-graduação publiquem seus estudos nas redes sociais nos dias de evento com a hashtag #meupintdepesquisa. A sugestão é que as postagens tenham até cinco fotos e legenda de até 10 linhas. Uma curadoria será feita pela equipe organizadora do Pint Curitiba para exibir algumas publicações sobre pesquisas no evento online.

Primeira edição em Palotina

O Pint of Science terá a primeira edição em Palotina, que tem organização do Setor Palotina da UFPR. Nos dias 8 e 9 de setembro haverá transmissão pelo YouTube (Pint of Science Palotina) a partir das 19h. Cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) discutirão a aprendizagem em tempos de pandemia – clique aqui e confira a programação completa. O brinde online à ciência também será feito na edição Palotina, que tem apoio de dois bares da cidade: Moby Dick e Lhama.

“Será um papo descontraído voltado para integração da tecnologia de ensino a distância nesse momento de pandemia, com pesquisadores de outras universidades para fazer essa troca. Os palestrantes vão falar com a linguagem do cotidiano do público com exemplos práticos para que percebam a importância do tema científico”, diz Carlos Henrique Coimbra, coordenador do Pint Palotina e professor do Setor Palotina da UFPR.

Confira a programação do Pint of Science Online Curitiba 2020:

Dia 8 de setembro, terça-feira, às 18h45, neste link (você pode ativar lembrete):

Bate-papo sobre Covid-19 e Ciência com:
– Valquíria John – Mediadora (Jornalismo e Agência Escola UFPR)
– Carolina Cardoso de Mello Prando – Mapeamento genético de infectados (Instituto Pelé Pequeno Príncipe)
– Emanuel Maltempi de Souza – Pesquisa em vacinas e testes (Bioquímica e Biologia Molecular UFPR)
– Rebeca Cordeiro Justina Silva – Salto em espécies e caráter zoonótico (Médica Veterinária IFPR)
– Viviane Flumignan Zétola – Consequências da Covid-19 na saúde (Neurologia UFPR)

Dia 9 de setembro, quarta-feira, às 18h45, neste link (você pode ativar lembrete):

Bate-papo sobre Covid-19 e Tecnologia com:
– Myrian Del Vecchio de Lima – Mediadora (Jornalismo UFPR)
– Marcos Dinis Lavarda – Produção de respiradores e sistema de descontaminação do ar (Robótica IFPR/Campus Colombo)
– Rilton Alves de Freitas – Produção de álcool em gel (Química UFPR)
– Rubens Alexandre de Faria – Desenvolvimento de túnel de desinfecção (UTFPR/ Campus Curitiba)

Dia 10 de setembro, quinta-feira, às 18h45, neste link (você pode ativar lembrete):

Bate-papo sobre Covid-19 e Sociedade com:
– Kelly Prudencio – Mediadora (Jornalismo e Agência Escola UFPR)
– Claudia Regina Baukat Silveira Moreira – Ensino remoto na rede pública (Educação UFPR)
– Clóvis Mendes Gruner – Pandemias na história (História UFPR)
– Terciane Sabadini Carvalho – Impactos econômicos da pandemia (Economia UFPR)

Confira a programação do Pint of Science Online Palotina:

Dia 8 de setembro, terça-feira, às 19h, neste link (você pode ativar lembrete):

Palestra sobre “Aprendizagem ativa em tempos de pandemia” com Marco Antônio Moreira (UFRGS)

Dia 9 de setembro, terça-feira, às 19h, neste link (você pode ativar lembrete):

Mesa-redonda sobre “Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências” com Valdir Rosa (UFPR), Leonardo Heidemann (UFRGS) e André Ary Leonel (UFSC)

Ouça abaixo um spot sobre a edição Curitiba do Pint of Science Online veiculado na rádio UniFM:
https://www.facebook.com/agenciaescolaufpr/videos/367586237583781/ 

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR é um projeto técnico-científico do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) a partir de um convênio com a Funpar e tem na Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) um espaço privilegiado para realização do trabalho.

Curta!