fbpx

Notícias

Mini Evinci Sacod apresenta pesquisas de iniciação científica em Artes, Comunicação e Design nesta semana

Evento online promove pesquisas desenvolvidas nas áreas de ativismo político, gênero, discursos na web, música erudita e popular de 27 a 29 de outubro #AgenciaEscolaUFPR

Por Luiz Fernando Hanysz, bolsista de Jornalismo

Sob supervisão de Chirlei Kohls

As medidas de isolamento social adotadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o combate à pandemia também redefiniram hábitos na comunidade universitária. A realização de eventos acadêmicos também precisou se adaptar ao “novo normal”. Mesmo de forma remota, o contato e a troca de conhecimento entre os estudantes e professores do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) está garantido com a terceira edição do Mini Evinci Sacod. O evento será entre os dias 27 e 29 de outubro, a partir das 14h na plataforma Microsoft Teams. Os links serão divulgados nas redes sociais do Setor, como Instagram e Facebook.

O Mini Evinci Sacod é um encontro inspirado no Evento de Iniciação Científica (Evinci) da UFPR, com foco para a produção científica nos três departamentos que fazem parte do Setor: Artes, Comunicação e Design. Ao todo, 40 estudantes serão responsáveis por apresentar cerca de 15 pesquisas de iniciação científica desenvolvidas nas áreas de Música, Artes Visuais, Design e Comunicação. O evento é realizado pelo Sacod e conta com o apoio da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR.

Com pesquisas em Artes, Comunicação e Design, Mini Evinci Sacod já teve duas edições e neste ano será online. Foto: Arquivo-2019/Divulgação

Neste ano, com o adiamento de eventos como a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), o Mini Evinci serve como uma ocupação dos canais digitais para promover o amplo debate sobre as pesquisas desenvolvidas no Setor. “O evento ocorre num contexto mais informal, sem bancas e atribuição de nota, como nos encontros convencionais. Isso incentiva o debate e aprofundamento nas pesquisas, que muitas vezes adotam abordagens linguísticas, artísticas e musicais. Nosso convite se expande para que toda a UFPR conheça o que é feito aqui”, explica Stephanie Dahn Batista, professora do Departamento de Artes e vice-diretora do Sacod.

A edição deste ano recebeu vídeos de até cinco minutos, enviados pelos alunos e alunas responsáveis pelas pesquisas. De acordo com Stephanie, o maior desafio foi realizar a adaptação do evento, que migrou do presencial para o digital. “Com a participação remota, alunos de outros cursos também podem participar e conhecer como nossos estudantes pesquisam. Temos algumas apresentações que são verdadeiras performances. É muito bom contar com essa diversidade”, conta.

“Dentro desse novo normal, conseguimos estabelecer um formato interessante, porque também acabamos usando as redes sociais e adotamos um formato diferenciado através dos vídeos dos alunos. Com isso, os estudantes tiveram que desenvolver uma nova forma de apresentar os resultados das pesquisas”, avalia Regiane Ribeiro, diretora do Sacod e coordenadora geral da Agência Escola UFPR.

Pesquisas

Os trabalhos selecionados para o evento vão desde o mapeamento das personagens vilãs e heroínas das telenovelas e uma análise da trajetória do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), a partir da perspectiva dos estudos de gênero. Também fazem parte da programação pesquisas do Design que estudam a produção de imagens de representação gráfica na área médica e a criação de uma tela multitoque para auxílio no atendimento de pessoas com baixa visão.

“As apresentações atendem à preocupação de todo pesquisador, iniciante ou não, em levar para a sociedade aquilo que é alcançado através da pesquisa. Isso é bom para a ciência, para os estudantes e para a comunidade, que pode acompanhar e compreender o papel do conhecimento produzido na Universidade”, comenta Regiane.

De acordo com Stephanie, a abordagem transdisciplinar colabora para a diversidade entre os projetos apresentados. “Não queremos produzir um conhecimento de gaveta, mas sim para a divulgação da ciência e cultura. Temos pesquisas que falam sobre ativismo político, gênero, discursos na web, música erudita e popular. A apresentação e os debates só enriquecem o evento”, conclui.

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR é um projeto técnico-científico do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) a partir de um convênio com a Funpar e tem na Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) um espaço privilegiado para realização do trabalho.

Curta!