fbpx

Notícias

Inspire ciência: campanha da Agência Escola UFPR reposiciona marca para fortalecer relações com públicos

A partir de novas diretrizes organizacionais, AE reformula slogan e marca gráfica com materiais divulgados em suas redes sociais e produtos #AgenciaEscolaUFPR

Por Breno Antunes
Sob supervisão de Chirlei Kohls

Inspire ciência. Esse é o slogan que guiou a nova campanha institucional da Agência Escola UFPR, da Universidade Federal do Paraná. Desta vez, a equipe do projeto se mobilizou para renovar identidade, marca, vinheta, missão, visão, valores e eixos. Após meses de envolvimento dos bolsistas de graduação e pós-graduação, professores e profissionais, a AE (Agência Escola UFPR) lança a sua nova campanha para o público. A nova missão da AE é criar e fortalecer relações acessíveis e informativas entre as pessoas e a ciência e, com isso, romper barreiras entre a produção de conhecimento e a sociedade.

Os materiais da campanha buscam, a partir da perspectiva do Design da Informação e de uma linguagem simples, tornar a mensagem clara para todos os públicos a que se destinam, o que também reforça a ideia de que a ciência pode ser acessível e de fácil entendimento. A divulgação será pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), site e produtos da AE, além de canais de parceiros da Agência Escola UFPR – confira abaixo um vídeo da campanha.

 Os conceitos envolvidos desde o começo são os de uma campanha minimalista, que converse com o público, que gere curiosidade através das etapas, que crie identificação, trazendo novidade, mas sem perder o reconhecimento que já existe com o público atual. A ideia é abordar os diversos projetos e conhecimento científico produzido na UFPR e mostrar como a ciência está presente no cotidiano das pessoas.

Para a professora Letícia Herrmann, que orienta o processo dos estudantes no Planejamento e Redes Sociais na AE, as marcas precisam dessa novidade e rejuvenescimento. “O momento que a AE passa é outro, e essa campanha se fez necessária. É uma questão de ajustar os novos pilares através de um processo de retratar quem nós somos e queremos ser nesse momento, e não quem nós fomos. A campanha é importante para trazer aspectos mais contemporâneos e cotidianos para nossa marca”, diz a professora da AE e do curso de Comunicação Institucional, do Sept (Setor de Educação Profissional e Tecnológica) da UFPR.

A multidisciplinaridade presente na Agência Escola permitiu que as equipes pudessem se formar de acordo com as áreas de especialidade e explorar as habilidades criativas de cada um. O projeto foi criado em 2018 pelo Sacod (Setor de Artes, Comunicação de Design) a partir de um convênio com a Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná) e parceria com a Sucom (Superintendência de Comunicação e Marketing) da Universidade. 

Planejamento e criação

A primeira etapa da nova ação foi o planejamento dos conceitos e das ideias que iriam ser desenvolvidas ao longo da campanha. Aqui, se inclui a criação do novo slogan da AE, “Inspire ciência”, que também foi incluído na nova vinheta. 

A proposta surgiu quando a equipe notou que a Agência Escola UFPR passou por muitas mudanças desde seu início, em 2018, e como o enfoque foi encaminhado para a divulgação científica, a AE sentiu a necessidade de atualizar sua presença na vida do público.

A equipe reformulou diretrizes organizacionais, para então ser alterada a identidade visual da AE – na foto, processo de criação do bolsista Victor Finkler. Imagem: Victor Finlker/AE UFPR

A equipe reformulou diretrizes organizacionais e slogan, para então ser alterada a identidade visual e assinatura da AE. “Utilizamos métodos e metaforização, para criar espaços de texto que pudessem construir imagens metafóricas de uma forma que fosse subjetiva, mas também clara e minimalista. O desafio foi criar uma campanha que gerasse lembrança de marca sem ofuscar a própria marca”, explica a professora Letícia, responsável pela coordenação do planejamento da campanha.

Para o bolsista de Publicidade e Propaganda e um dos envolvidos nessa etapa Victor Finkler, a campanha reflete o público a partir da atuação e novas parcerias da AE por todo o Brasil. “A intenção é mostrar o novo momento que a Agência vem vivendo em relação à importância da divulgação científica para a sociedade, e que represente a consolidação da Agência Escola UFPR enquanto agente promotor da ciência e da produção de conhecimento”. 

Identidade visual e logomarca

Uma equipe foi mobilizada na criação da nova identidade visual, com bolsistas de Design Gráfico e de Publicidade e Propaganda. Essa etapa incluiu a reformulação da marca para contemplar o novo momento vivido pela Agência Escola, com maior enfoque para a divulgação científica.

Para a professora Kelli Smythe, do Design Gráfico e que orientou os bolsistas nesse trabalho, esse processo de reformulação servirá também para estreitar os vínculos com a comunidade, inspirando-a de maneira científica. “Essa campanha mostra o amadurecimento da AE, a competência em produzir e divulgar conteúdos e vem ressaltar o posicionamento pretendido no novo plano de trabalho. Essa nova presença deve valorizar ainda mais o papel da AE dentro da UFPR”. 

Dentre as ideias para desenvolvimento da campanha, está o conceito de tornar a comunicação com os públicos internos e externos mais clara, descontraída, mas sem perder a força e seriedade da marca. A equipe de Design buscou também fortalecer o vínculo da marca da AE com a UFPR. 

Confira abaixo o depoimento de Gustavo Conti, bolsista de Design Gráfico, que participou da criação da nova identidade visual da AE:

“A ideia por trás da reformulação da marca é que o rabicho (a base que simula um balão de quadrinho) remeta à conversa, diálogo, divulgação etc. Junto a isso também vem um destaque maior à UFPR, a qual representa a base sólida sob qual a AE é construída. Já o elemento do círculo laranja foi mantido, visto que o mesmo já funciona como ponto de reconhecimento da marca. Porém agora repensado para trazer mais dinamismo e equilíbrio para a identidade visual num todo. O círculo, agora atrás do ‘A’, busca representar um pequeno nascer do Sol, de forma geral, simbolizando os novos recomeços e transformações da AE”.

Identidade sonora e vinheta

O lançamento da nova identidade sonora da Agência Escola, com vinheta utilizada nos produtos audiovisuais e sonoros, buscou trazer uma ideia de simpatia, confiança e profissionalismo, aliando o novo slogan, logo e ideias da campanha – confira abaixo.

Segundo o bolsista Lucas Daniel, de Jornalismo, a equipe buscou fazer algo que fosse limpo e moderno. “A parte sonora tinha que combinar com a visual também. Buscamos inspirações, e pensamos muito nas marcas que criam identidade, como a Netflix. Ela tem aquele som característico, de quando você vai assistir algo na plataforma. Tentamos trazer isso para a AE, aliando com o novo slogan”. 

Gravação da nova identidade sonora da AE, que buscou trazer a ideia de simpatia e confiança – a voz é da estudante de Jornalismo Valkyria Rattmann. Foto: Lucas Daniel/Agência Escola UFPR

A busca da voz para a locução foi através de parâmetros de uma identidade da buyer persona da AE, ou seja, um cliente fictício estabelecido pela Agência. Após algumas características serem elencadas, a equipe foi atrás das vozes. Em uma curadoria entre cerca de 13 candidatas, a voz escolhida foi a da Valkyria Rattmann, estudante do curso de Jornalismo da UFPR. 

Agência Escola UFPR, Inspire Ciência AE
Ficha técnica da campanha

Planejamento da campanha: Laura Martins Carvalho Queiroz e Victor Finkler Lachowski
Criação da marca e projeto gráfico das peças de comunicação: Gustavo Conti Dias e Priscila Zimermann
Criação do slogan e produção dos textos: Victor Finkler Lachowski
Diagramação dos posts: Gustavo Conti Dias e Leticia Terumi
Redes sociais: Kamilla Schreiber, Fernanda Machado Lelis e Raphaella Concer Felisbino
Criação e produção da identidade sonora: Lucas Daniel, Angelo Antonio Fernandes Biase Júnior e Vitor Finkler
Criação e produção da vinheta institucional: Gustavo Conti, Guilherme Olimpio, Vitor Finkler e Angelo Antonio Fernandes Biase Júnior
Criação e produção do vídeo promocional: Guilherme Olimpio, Vinicius Ruiz e Vitor Finkler
Locução: Valkyria Dantas Rattmann
Orientação: Kelli Cristine Assis da Silva Smythe e Letícia Salem Herrmann Lima (professoras) / Thiago Bezerra Benites e Patricia Goedert Melo (profissionais CLTs)
Gerente de Comunicação: Patricia Goedert Melo
Coordenação geral da Agência Escola: Regiane Ribeiro

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

Curta!