fbpx

Notícias

Agência Escola é apresentada em evento do governo do Paraná durante Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Coordenadora da Agência Escola UFPR, professora Regiane Ribeiro participou de um painel sobre experiências de Comunicação Pública da Ciência #AgenciaEscolaUFPR

Por Isabela Simm Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls

A pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora da Agência Escola UFPR (AE), Regiane Ribeiro, participou de um painel sobre experiências de Comunicação Pública da Ciência na 18ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Informação, realizada em comemoração ao Mês da Ciência. As palestras começaram na segunda-feira (4) e seguem até sexta-feira (8), integrando a iniciativa Paraná Faz Ciência, do governo do estado através da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No terceiro dia de evento, nesta quarta-feira (6), a professora Regiane compartilhou em uma das palestras as atividades de divulgação científica realizadas pela Agência Escola UFPR. Também participaram do painel Ana Paula Machado Velho, da UEM); André Azevedo da Fonseca, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Maurini de Souza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com mediação de Vanessa Barazzetti, da Fundação Araucária.

Em sua fala, a coordenadora da Agência Escola explicou o surgimento e o funcionamento do projeto, reforçando seus objetivos e conceitos, como a ciência aberta e a comunicação pública. “Tão importante quanto nós divulgarmos os resultados de pesquisa é também compartilharmos o processo de fazer ciência, para que o cidadão comum entenda não só porque determinado estudo foi importante, mas como o trabalho do cientista é feito”, afirmou a professora.

Além da professora Regiane, pesquisadores de outras universidades paranaenses apresentaram experiências de divulgação científica no evento. Fotos: YouTube/Reprodução

De acordo com Regiane, os eventos de divulgação científica ajudam não só a popularizar a ciência, mas estabelecem o contato entre as universidades públicas paranaenses e brasileiras. “Acredito que a criação de redes é a condição mais adequada para que todas as iniciativas de divulgação científica estejam conectadas e que consigam levar o conhecimento produzido nas universidades para o cidadão comum, fortalecendo nosso papel de universidade pública junto à cidadania e à democracia”.

Assim como todas as discussões do Paraná faz Ciência, o painel do qual a professora Regiane participou está disponível para toda a população e pode ser acessado pelo YouTube. Para mais informações, acesse o site da iniciativa.

Mais lidas

Sobre a Agência Escola UFPR

A Agência Escola UFPR, a AE, é um projeto criado pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) para conectar ciência e sociedade. Desde 2018, possui uma equipe multidisciplinar de diversas áreas, cursos e programas que colocam em prática a divulgação científica. Para apresentar aos nossos públicos as pesquisas da UFPR, produzimos conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, podcasts, audiovisuais, eventos e muito mais.

Curta!