Notícias

“Fala, Cientista!” destaca impacto dos cortes nas bolsas de estudos

Todos os episódios do podcast estão disponíveis em diferentes plataformas, inclusive no Spotify. #AgenciaEscolaUFPR

Está no ar o segundo episódio da série especial sobre os impactos dos cortes na educação pública. Nesta edição, o professor Francisco de Assis Mendonça, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, fala sobre a importância e o valor das bolsas de estudos, quem tem direito e como é feita a prestação de contas. Também é assunto do referido podcast a iniciação científica e parcerias da Universidade com a iniciativa privada. Ouça aqui.

O “Fala, Cientista!” é produto da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR. Desde maio, às terças-feiras (agora com periodicidade quinzenal), pesquisadores da UFPR explicam suas pesquisas e o impacto delas no cotidiano da população em um bate-papo aberto e descomplicado sobre produção científica. O programa já abordou temas das mais variadas áreas de conhecimento, como a semana do Pint of Science, o agrotóxico Glifosato, a transparência digital do Poder Judiciário e sobre a circulação de informações nos grupos antivacinação do Facebook.

Esses foram os podcasts mais alcançados nas redes sociais da Agência Escola. A proposta é dar uma visão plural sobre diferentes temas que afetam o dia a dia das pessoas. Por isso, a equipe que produz o podcast “Fala, Cientista!” procura falar com pesquisadores da graduação e da pós-graduação (docentes, estudantes e técnicos). Tudo isso com o objetivo de melhorar a vida das pessoas a partir da divulgação científica e, ao mesmo tempo, incentivar a ciência desenvolvida na sociedade.

Elyson Gums, bolsista de pós-graduação, editor e produtor do “Fala, Cientista!”, acredita que é preciso valorizar o ensino público e mostrar para a população que tudo que é feito no espaço acadêmico é para o desenvolvimento da sociedade. “O podcast é um modo de divulgar conhecimento para pessoas que não têm contato com a universidade. É importante que todos saibam que tem gente séria trabalhando em muita coisa legal”.

A divulgação científica feita pela Agência Escola também procura traduzir toda pesquisa desenvolvida na UFPR em uma linguagem acessível. Desse modo, a equipe do podcast evita termos técnicos e falas desnecessariamente complicadas. Por isso, conta o bolsista, “a estreia do ‘Fala, Cientista!’ começou com o Pint f Science, um evento que leva ciência para o bar”.

Até o início de setembro, o podcast apresenta uma série especial sobre o contingenciamento de verbas para a educação superior. Os próximos episódios vão esclarecer dúvidas sobre o uso de recursos públicos pela UFPR e o impacto das decisões do governo na universidade. Todas as edições estão disponíveis nas seguintes plataformas: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Breaker, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic. No site anchor.fm/fala-cientista constam links para ouvir em cada uma delas.

Texto: Gabriel Ramos

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR é um projeto técnico-científico do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) a partir de um convênio com a Funpar e tem na Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) um espaço privilegiado para realização do trabalho.

Siga no Instagram

Curta!

Mais lidas