Produção audiovisual universitária ganha destaque em novo programa da Agência Escola

ReCorte Final é fruto da parceria com a UFPR TV e será veiculado com episódios inéditos a cada quinze dias. #AgenciaEscolaUFPR

Valorizar a produção audiovisual no ambiente universitário: essa é a missão do ReCorte Final, um produto da Agência Escola criado em parceria com a UFPR TV e que traz documentários e curta-metragens produzidos por alunos da UFPR. Além da exibição dos filmes na íntegra, o programa recebe pessoas envolvidas na produção para um bate-papo sobre a experiência de contar histórias por meio do vídeo.

Na primeira temporada, sete documentários foram selecionados após uma curadoria de filmes produzidos para TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) e disciplinas optativas com a temática documental. Os filmes escolhidos foram produzidos por estudantes do Departamento de Comunicação Social (DECOM), ligado ao Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD), e contam histórias que vão desde o cenário das bandas underground em Curitiba à luta de uma mãe para o tratamento do filho, que sofre com uma doença rara.

Além de alunos da UFPR, o ReCorte Final também é aberto a produções de outras instituições de ensino. Um espaço plural, fruto da união de esforços em preservar e estimular a produção audiovisual ao longo da graduação. Quem tiver interesse em participar das próximas temporadas pode entrar em contato. Os vídeos devem ser encaminhados para o email agenciacomunicacaoufpr@gmail.com ou tv@ufpr.br.

A cada quinze dias, você pode conferir um episódio inédito, que vai ao ar na UFPR TV (Canal 15 da NET Curitiba) ou pela página da TV no Youtube.

Confira a playlist dos episódios que já estão no ar!

Por Luiz Fernando Hanysz